TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Tecnologia

Iniciativa do Dataprev facilita acesso a serviços do governo

O Núcleo de Autenticação Interbancária (NAI) permite que instituições financeiras gerem uma senha inicial para seus clientes pelo internet banking.

Por Redação T5 Publicado em
Mundo 200926 121625
Antes desta opção, para conseguir o código de acesso era preciso comparecer à rede de atendimento ou se cadastrar diretamente na plataforma. Antes desta opção, para conseguir o código de acesso era preciso comparecer à rede de atendimento ou se cadastrar diretamente na plataforma. Foto: Reprodução/Internet

Foi anunciada nesta segunda-feira (2) uma parceria entre a Dataprev, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e instituições bancárias. O acordo “disponibilizou aos cidadãos mais um canal para geração de código de acesso a serviços do Governo Federal. Desenvolvido pela Dataprev, o Núcleo de Autenticação Interbancária (NAI) permite que instituições financeiras gerem uma senha inicial para seus clientes pelo internet banking. O código gerado nos bancos autoriza o acesso aos serviços do INSS e do Ministério do Trabalho por meio da plataforma de autenticação eletrônica Cidadão.BR, evitando que o usuário tenha que se locomover até a rede de atendimento”, revela uma publicação realizada no site oficial.

Vídeo: Renúncia de ex-prefeito de Cabedelo pode ter sido ‘comprada’ por Leto Viana, diz

Além do Itaú, os bancos Mercantil e Sicredi oferecem a possibilidade aos clientes. Estima-se que outras instituições bancárias devem implementar o serviço nos seus canais remotos nas próximas semanas.

Como funciona

Ao acessar o site do seu banco, o cliente deverá identificar no menu de serviços a opção para criação do código inicial de sete números. Após, deve acessar a plataforma de autenticação eletrônica Cidadão.Br, no endereço http://cidadao.dataprev.gov.br/, e informar seu CPF e o código inicial no campo senha. Em seguida, deverá gerar a senha definitiva,que permitirá acesso a serviços como o extrato de informações previdenciárias, a segunda via da carta de concessão de benefícios e histórico de créditos, além de informações sobre o seguro-desemprego, intermediação de mão de obra e abono salarial.

Cidadão.Br

Plataforma de autenticação desenvolvida pela Dataprev que permite acesso a diversos serviços do Governo Federal — tais como o Meu INSS, o Sine Fácil e a CTPS Digital — o Cidadão BR conta atualmente com mais de 8,4 milhões de pessoas cadastradas e mais de 15 milhões de códigos gerados.

A geração do código inicial pelos bancos complementa as opções de acesso à plataforma Cidadão BR. Antes desta opção, para conseguir o código de acesso era preciso comparecer à rede de atendimento ou se cadastrar diretamente na plataforma, após responder a um questionário eletrônico sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários. Caso houvesse algum dado divergente — como nome da mãe ou data de nascimento — era necessário comparecer a um posto de atendimento. O novo canal, desta forma, permite que o cidadão que teve dificuldades em gerar o acesso pela internet consiga o código de forma simples e sem sobrecarregar a rede de atendimento presencial.



Relacionadas