Prefeito do Rio de Janeiro pode estar usando veículo com ‘placa fria’; entenda
O prefeito da cidade do Rio de Janiro, Marcelo Crivella, está circulando em um veículo, modelo Ford Fusion, com uma placa (LTU-7690) que não consta nos cadastros do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), informou o Fato Online em uma publicação.
De acordo com o texto, o novo ‘carro’ surgiu após uma reportagem feita pelo O GLOBO no mês de janeiro, que divulgava que o carro oficial usado por Crivella, também um Fusion preto placa KXJ-9551, tinha 55 multas. E por isso, o prefeito trocou de veículo. Desta vez, o automóvel seria uma placa reservada, conhecida como placa fria.
Na última quinta-feira (22) o Ministério Público do Rio (MP-RJ) declarou que o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania recebeu a denúncia, que será encaminhada para distribuição e um promotor será designado para avaliar o caso. A assessoria do representante nega as informações, apurou a GloboNews.
Resposta
Em comunicado, a prefeitura disse que "repudia as insinuações de que a placa do veículo usado pelo prefeito Marcelo Crivella seja classificada como "fria". Afirmando também "que as placas dos carros oficiais estão registradas como reservadas no Detran, com base no artigo 115, parágrafo terceiro, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que dispõe sobre a prerrogativa de placas especiais”.