Charge de Lula na capa do jornal francês Charlie Hebdo é falsa
A manchete, em francês, completa a sátira: "Confirmado: O Supremo Brasileiro é uma merda".
Circula nas redes sociais a imagem de uma capa do jornal francês Charlie Hebdo, com uma sátira sobre o andamento do processo do ex-presidente Luiz Inácio Lula no Supremo Tribunal Federal (STF). Nela, Lula faz um gesto obsceno em uma personagem que simboliza a justiça brasileira.
A manchete, em francês, completa a sátira: "Confirmado: O Supremo Brasileiro é uma merda". A imagem passou a ser compartilhada depois que o STF iniciou o julgamento de Habeas Corpus.
Contudo, essa imagem é falsa e já foi compartilhada em outros momentos da trajetória de Lula. As informações são do Jornal O Globo. A publicação explica que a parte superior da capa onde foi sobreposta a charge mostra uma edição especial do jornal publicada em setembro de 2012, que critica a indústria nuclear.
A miniatura do número especial apareceu na parte superior de várias capas naquele mês. Todas as chamadas da primeira página falsa com o desenho de Lula se repetem na edição nº 1057 do jornal, publicada em 19 de setembro de 2012, com a manchete "Intouchables 2".
A edição falsa do Charlie Hebdo também foi compartilhada em março de 2016, quando Lula foi nomeado para o cargo de Ministro da Casa Civil, pela então presidente Dilma Rousseff. Em dezembro do mesmo ano, foi a vez do senador Renan Calheiros (PMDB) protagonizar o mesmo desenho, dessa vez até com uma edição da revista "Playboy" na mão.