11% dos pais que vão presentear os filhos no Natal pretendem atrasar contas
O levantamento foi feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC-Brasil) nas 27 capitais do país.
Final
de ano é típico no Brasil: comércio aquecido por conta do Natal,
onde os pais correm para as lojas com o objetivo de comprar presentes
para os filhos, já que essa época é
comum que se presenteie as pessoas mais queridas.
Só que uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (5) pelo Sistema de Proteção de Cŕedito (SPC-Brasil) revelou que 11% dos brasileiros que irão presentear os filhos no Natal deste ano pretendem atrasar as contas para isso. Ou seja, ao que parece, o desejo dos pequenos está em primeiro lugar para eles. O levantamento foi feito com consumidores de todas as 27 capitais do Brasil.
As compras de Natal movimentam bastante o comércio no fim de ano. Foto: Reprodução/InternetDesse total, a maioria diz que deve atrasar a fatura do cartão de crédito no mês seguinte. Os impostos de início de ano e as contas de luz, água e telefone também estão na lista. Esse comportamento é observado sobretudo nas classes C, D e E. De todos os entrevistados que vão presentear os filhos e se encaixam nessas classes, quase 14% afirmou que vai deixar o pagamento de contas pendente.
Já com relação às classes A e B, entre as pessoas que responderam à entrevista dizendo que vão dar presentes aos filhos e se encaixam nesse perfil, apenas 2% vão atrasar as contas.
A respeito da influência dos filhos no presente que receberão dos pais, o levantamento aponta que em 49% dos casos os pais escolhem sozinhos com o que vão presentear os filhos, mas outros 44% afirmam que a decisão é conjunta.