Superlua pode ser observada neste domingo
O céu será iluminado pela única superlua do ano, momento em que o astro aparece no céu até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.
Se você é daqueles que adora admirar a lua, terá um atrativo ainda maior neste domingo (3). O céu será iluminado pela única superlua do ano, momento em que o astro aparece no céu até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.
O fenômeno, como explica Carlos Alexandre Wuensche, pesquisador da Divisão de Astrofísica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ocorre toda a vez que uma lua cheia coincide com a aproximação do astro com a Terra. "Não é algo raro e acontece em média uma vez ao ano", acrescenta ele. O ano passado, no entanto, foi contemplado com três superluas. "O que é mais raro."
Neste ano, segundo a Nasa, agência espacial norte-americana, a lua ficará totalmente cheia por volta das 13h47 (horário de Brasília) de domingo, mas o auge do perigeu (momento em que ela estará mais próxima da Terra) será às 6:45 de segunda-feira (4), quando estará a 357.492 km da Terra.
A distância média do corpo celeste para nosso planeta é de 384.402 km. Em 1948, a Lua e a Terra alcançaram uma distância de 356.462 km, a menor já registrada pelos astrônomos. No ano passado, a distância chegou a 356.511 km, a mais próxima dos últimos 69 anos. A próxima está prevista já para janeiro de 2018.
Com informações do Uol