As vésperas do dia da Consciência Negra, negros são maioria dos desempregados no Brasil
Os negros ganham pouco mais de 55% da renda mensal dos trabalhadores de cor branca.
Para alguns, uma data para celebrar. Para outros, um dia de reflexão. O 20 de novembro no Brasil é um dia para pensar o futuro, presente e passado. Instituído em 10 de novembro de 2011, após a lei nº 12.519. A data é baseada na história de Zumbi dos Palmares, escravo que liderou o quilombo em Alagoas. Os mistérios em torno de Zumbi são datados no século 17.
Mesmo com a existência do feriado em alguns estados brasileiros, o dia não tem cor de comemoração. Nesta sexta-feira (17) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa que constata que no mercado de trabalho, os negros ganham pouco mais de 55% da renda mensal dos trabalhadores de cor branca.
Leia mais: Pesquisa do IBGE sobre a situação dos pretos e pardos no Brasil.
De acordo com os dados da pesquisa, a renda mensal destes trabalhadores simboliza em média R$ 1.531. Os negros também estão entre os subutilizados. Entre os desempregados no país, a taxa de desemprego que é de 9,9% para os brancos, para os negros é quase o dobro, com 14,6%. Eles também são 54,9% da população brasileira.