Inep divulga o gabarito oficial do Enem 2017
As informações já constam no hotsite da avaliação, onde também já é possível fazer o download das provas.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta tarde o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As informações já constam no hotsite da avaliação, onde também já é possível fazer o download das provas. Clique aqui e veja.
Ao todo, são seis gabaritos por cada dia de prova – já que foram disponibilizados seis cadernos de questões em cada domingo. Por isso, não custa lembrar, o fera precisa conferir as respostas de cada questão de acordo com a cor de sua respectiva prova.
LEIA MAIS
TV JC recebeu professores do GGE para comentar 2° dia de provasSegundo dia do Enem tem 32% de abstenção e 580 candidatos eliminados
No primeiro domingo (5), foram aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação, e ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia os cadernos tinham as cores azul, amarelo, branco, rosa, laranja (braile e ledor) e verde (libras).
No segundo domingo (12), foram aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse dia os cadernos tinham as cores amarelo, cinza, azul, rosa, laranja (braile e ledor) e verde (libras).
CORREÇÃO DAS PROVAS
A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.
Dessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertarem será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair.
A correção é feita por meio de um sistema de reconhecimento no qual a Fundação Getulio Vargas e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta.
O Boletim de Desempenho deverá ser disponibilizado aos participantes em 19 de janeiro de 2018.
EDIÇÃO 2017
O índice de candidatos que faltaram ao segundo dia de prova do Enem, no último domingo, foi de 32%, o que representa cerca de 2,15 milhões de inscritos. No primeiro dia de prova, foi registrada uma abstenção de 29,8%, com cerca de 2 milhões de candidatos faltosos. No ano passado, a abstenção média nos dois dias de Enem foi de 29,19%.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, classificou esta edição como a mais tranquila aplicação do Enem nos últimos anos, com pouquíssimas ocorrências. Na avaliação dele, o índice de abstenção está dentro da média.
Do Vestibular NE10 com informações da Agência Brasil.