Saiba por que os móveis de casa estalam de madrugada
Isso não significa que você tem uma assombração dentro de casa.
Estalos durante a madrugada, portas que rangem e o barulho do vento lá fora… Seria um cenário de filme de terror ideal não é mesmo? Mas não fique preocupado, porque se sua casa está estalando a noite, isso não significa que você tem uma assombração dentro de casa. São apenas os seus móveis expandindo e contraindo. Confira nesse artigo a explicação para esse fenômeno natural.
O que provoca estalos nos móveis?
Para entender o que faz os móveis estalarem durante a madrugada, antes é preciso que você se recorde que tudo o que existe é constituído por moléculas. Elas estão em constante movimento, o que promove a sensação de solidez para tudo o que nos cerca.
Esses movimentos podem ser mais ou menos velozes, segundo a temperatura a qual as coisas são expostas. Quanto mais frio, mais sólidas as coisas se tornam (como é o caso do gelo, por exemplo) e isso porque as moléculas desaceleram e se aproximam umas das outras.
Você já reparou que nos dias de frio os seus anéis ou a aliança podem ficar mais largos na sua mão? O efeito do frio também afeta o corpo humano, as células se contraem e os dedos realmente ficam menores.
No caso do calor, o efeito é contrário, as moléculas ficam mais dispersas (como no caso do vapor de água) e isso faz com que fiquem mais distantes e acontece a dilatação dos materiais. Com o ar acontece o mesmo, tudo sofre a ação das variações de temperatura.
É justamente esse fenômeno da física que faz com que os móveis estalem durante a madrugada. Quando os materiais esfriam eles se contraem e podem sofrer estalos perfeitamente audíveis para o ouvido humano.
É por essa razão que um portão, por exemplo, pode enroscar em alguns horários do dia e fechar com perfeição em outros. Essa pequena folga que existe é preenchida pela massa do portão quando ele expande em razão do calor.
Nesse caso faz resistência para fechar porque fica literalmente maior. E quando o portão esfria, então perde esse volume e sua massa se contrai, encaixando com perfeição sem dar trabalho.
E não é apenas esse fenômeno do calor que pode ocasionar variações no volume dos corpos e seus estalos de madrugada. No caso da madeira ainda outro fenômeno pode ser o causador desses barulhos assustadores.
O que faz a madeira estalar?
Isso porque a madeira, material de origem orgânica, é constituída por fibras que são muito suscetíveis às variações de umidade. Ou seja, a madeira se hidrata e resseca segundo a umidade presente na atmosfera.
É natural que a madeira fique inchada durante períodos mais chuvosos, mesmo que ela esteja protegida da chuva. Apenas a umidade do ar é capaz de ocasionar esse fenômeno. Suas fibras são como uma esponja.
Assim, no caso dos móveis de madeira ou nas casas que possuem pisos de madeira, forro e outros detalhes, ainda acontece essa variação da umidade que provoca estalos nesse material.
A explicação para isso é que quando há muita umidade no ar a madeira a absorve, as fibras se expandem e precisam se reequilibrar. Para isso, o material sofre um deslocamento, e quando ele é brusco, acontece o estalo.
Como a madeira não é um material com boas propriedades de condução térmica, então nesse caso os estalos são provocados, muito provavelmente, pela variação de umidade e não de temperatura.
Assim, você tem duas possibilidades para explicar porque seus móveis estão estalando de madrugada. Não importa qual é o tipo de material do qual sejam feitos, eles vão estalar por uma razão ou outra.
Mas fique tranquilo, você não vai precisar contratar um guarda-móveis para esconder no seu box um móvel amaldiçoado ou assombrado, porque ele não está! Mas esse serviço pode te ajudar a selecionar os móveis que precisam ficar em casa, assim, quem sabe os estalos reduzem tendo menos móveis por cômodo!
Com informações de Guarda Móveis.