Santana do Ipanema: Rio Ipanema transborda, invade casas e derruba postes
Os Bombeiros resgataram várias pessoas que ficaram ilhadas
Moradores de Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, foram surpreendidos com o aumento das águas do Rio Ipanema na madrugada desta segunda-feira (30).
As fortes chuvas provocaram o aumento do volume do rio, que invadiu casas e derrubou postes na cidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado para socorrer pessoas ilhadas na cidade.
Desde a semana passada, a cidade registra inundações. As comportas da barragem de Camoxinga, em Pernambuco, foram abertas, o que acabou deixando mais de 600 pessoas desabrigadas. A prefeitura de Santana do Ipanema decretou situação de emergência por 90 dias na sexta-feira (27).
Na noite de domingo (29), a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) chegou a emitir um alerta de aumento do nível do Rio Ipanema.
O alerta da Semarh apontava que às 22h do domingo o nível do rio estava 81 cm abaixo da cota de inundação. O alerta falava ainda que a cidade de Poço das Trincheiras e locais próximos, já no território de Pernambuco, também poderiam ser afetados com as fortes chuvas.
A ponte sobre o Rio Ipanema, que faz parte do quilômetro 82,9 da BR-316, foi interditada pela Polícia Rodoviária Federal. O trânsito no local não está congestionado e uma equipe da PRF está no local para orientar aos motoristas. Não há previsão de liberação.