Campanha de vacinação contra influenza é antecipada em Alagoas
A decisão de antecipar a ação partiu do Ministério da Saúde para que a Influenza possa ser descartada na triagem de casos para o novo coronavírus.
A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi antecipada em Alagoas e começa na próxima segunda-feira (23), nos 102 municípios do estado.
A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) anunciou que as primeiras 224.400 doses da vacina para idosos e trabalhadores da saúde estão sendo distribuídas desde ontem.
Em Alagoas, a meta da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é vacinar 90% de cada um dos grupos alvos definidos, que corresponde a 991.664 pessoas. Na primeira etapa, serão vacinados 280.517 idosos e 74.278 profissionais que atuam na saúde.
Segunda fase começa em abril
De acordo com o calendário de vacinas, a partir de 16 de abril começa a segunda fase, destinada aos professores das escolas públicas e privadas. Também deverão ser vacinados os profissionais das forças de Segurança Pública, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
A última fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece a partir de 9 de maio, contemplando crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas. A ação prossegue, também, para a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência (auditiva, visual, múltipla, intelectual e mental).
Infecção viral
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, causada pelos vírus A, B, C e D. É de transmissibilidade elevada, com tendências a se disseminar facilmente, podendo levar a óbito. Os sintomas da doença são febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse.