Após caso suspeito de Codiv-19, Santa Casa emite nota sobre medidas preventivas
No Brasil, há 132 casos suspeitos e um confirmado.
A Santa Casa de Misericórdia de Maceió emitiu uma nota à imprensa, informando ter adotado todas as medidas preventivas em relação ao caso do novo paciente com suspeita de coronavírus no estado.
O hospital fez a notificação ao Centro de Informação Estratégica e de Resposta em Vigilância (CIEVS) para a coleta de amostras visando à realização das análises indicadas com envio de espécimes para o Laboratório de Referência Nacional.
O Ministério da Saúde (MS) confirmou o primeiro caso suspeito de coronavírus no estado de Alagoas. A informação foi publicada no fim da tarde dessa quinta-feira (27) no boletim epidemiológico. No Brasil, há 132 casos suspeitos.
O caso em Alagoas trata-se de um alagoano de 66 anos que voltou da França (país europeu com casos confirmados do vírus) para Maceió, no dia 11 de fevereiro, após conexão em São Paulo.
O paciente chegou com um quadro de dor de garganta, que evoluiu para fraqueza, dificuldade de respirar, tosse e febre. Ele só procurou o serviço de saúde privado no dia 26 de fevereiro.
Confira a nota completa
A Secretaria de Estado da Saúde, em conformidade com diretrizes do Ministério da Saúde relativas à vigilância da emergência do Coronavírus, vem monitorando o registro de possíveis casos de Doença pelo Coronavírus (COVID-19) no Estado de Alagoas. Em função disso, vem articulando toda rede de serviços de saúde, públicos e privados, por meio do Centro de Informação Estratégica e de Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), da SESAU.
Em 26 de fevereiro de 2020, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió ao detectar um caso suspeito de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19), adotou, no atendimento, todas as medidas preconizadas, particularmente, na prevenção da transmissão por gotículas. A Santa Casa de Maceió fez a notificação ao CIEVS e foi providenciada a coleta de amostras para a realização das análises indicadas com envio de espécimes para o Laboratório de Referência Nacional, seguindo o disposto no Plano Estadual de Contingência que se referencia no Plano Nacional. A análise das amostras está em curso e tão logo concluída o Ministério da Saúde deverá divulgar o laudo e a classificação final do caso.
Como já divulgado pela SESAU e Ministério da Saúde, trata-se de um homem de 66 anos, residente em Maceió/AL, com histórico de viagem para a França (um dos 16 países com transmissão local), retornando em 11 de fevereiro, quando começou a apresentar sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta, adinamia, coriza e sudorese) compatíveis com a suspeita de Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19).
O paciente recebeu alta hospitalar no mesmo dia, com sinais e sintomas estabilizados, após receber todos os procedimentos e orientações sobre precauções e demais informações necessárias para continuação do tratamento em regime domiciliar.
A SESAU, por meio do CIEVS vem mantendo o monitoramento do paciente e seus contatos avaliando a evolução de cada caso ao longo do tempo, considerando o período de incubação, além da identificação junto à ANVISA/Alagoas, Companhia Aérea e CIEVS de outros estados para sinalização de possíveis contatos desses casos.