10 fake news sobre o coronavírus desmentidas pelo Ministério da Saúde
Da vitamina C com zinco ao chá de erva doce para prevenção; de mercadorias contaminadas vindas da China até ao Carnaval que seria uma porta de entrada do vírus, as fake news se espalharam desinformando e provocando pânico desnecessário.
Quanto mais grave e de maior alcance o problema, maior é o surgimento de fake news. A propagação do coronavírus, que já causou 361 mortes até o momento, espalhou também uma infinidade de notícias falsas.
E para combater fake news, nada melhor do que informações oficiais. O TNH1 separou 10 fake news desmentidades pelo Ministério da Saúde, que criou uma página especial exclusivamente para desmenstir este e outros boatos que circulam nas redes socais e aplicativos de mensagem.
Sobre o coronavírus, todas as informações podem ser encontradas na página do MS sobre o coronavírus.
Diferentemente do que pregam as falsas notícias, até o momento, as recomendações de prevenção feitas pelo Ministério da Saúde são as seguintes:
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas
- Realizar lavagem frequente das mãos
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
- Não compartilhar objetos de uso pessoal
- Manter os ambientes bem ventilados
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Para saber mais sobre a doença, acesse: saude.gov.br/novo-coronavirus
Confira informações que estão circulando na internet, mas oficialmente desmentidas pelo Ministério da Saúde.
1- Chá imunológico contra o novo coronavírus
Até o momento, não há nenhum medicamento específico, infusão ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.
2- Vitamina C + zinco e o novo coronavírus
Até o momento, não há nenhum medicamento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.
3- Mercadorias da China pela internet e o novo coronavírus
Esta informação não é verdadeira! Não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o novo coronavírus.
4- Carnaval será porta de entrada para o novo coronavírus
No momento, não há comprovação que o novo coronavírus esteja circulando no Brasil, portanto não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral.
O isolamento só é recomendado para os casos suspeitos da doença que atendem a definição disponível no portal do Ministério da Saúde.
Além disso, não há orientação da Organização Mundial de Saúde para bloquear portos, aeroportos e fronteiras.
5- Médico falando sobre prevenção do novo coronavírus
NÃO REPASSE mensagens como este vídeo em que homem que se diz médico fala sobre prevenção contra o novo coronavírus. Esta e várias outras Fake News surgiram nos últimos dias.
Não há qualquer comprovação da veracidade do que ele diz sobre a China. Além disso, não há evidências científicas que mostrem que vitamina C, vitamina D, inhame, própolis ou banhos "quente/frio", chá de erva doce sejam prevenções eficazes contra o novo coronavírus.
6- Chá de erva doce teria mesma substância do Tamiflu
Não compartilhe essa mensagem, ela é falsa! Nenhum tipo de chá pode ser utilizado para substituir um tratamento adequado contra a gripe, muito menos contra o novo coronavírus. As orientações que o chá de erva-doce tem a mesma substância do medicamento Tamiflu (fosfato de oseltamivir) também é falsa! Além disso, o Hospital das Clínicas de São Paulo, citado no texto da mensagem, esclareceu que não realizou alertas à população. Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem sintomas de gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, uma unidade de saúde.
7- vitamina D e a prevenção do novo coronavírus
Até o momento, não há nenhum medicamento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.
8- Vitamina D e o novo coronavírus
As informações deste vídeo são falsas. Até o momento, não há nenhum medicamento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.
9- Notificação emergencial do Ministério da Saúde sobre novo coronavírus
Esta informação é falsa! O Ministério da Saúde não fez nenhuma notificação de emergência ao público com estas informações.
Manter uma boa hidratação é recomendada para síndromes respiratórias, porém não da forma como está sendo recomendada na notícia.
10- Parar o Carnaval por conta do novo coronavírus
No momento, não há comprovação que o novo coronavírus esteja circulando no Brasil, portanto não há precauções adicionais recomendadas para o público em geral.
O isolamento só é recomendado para os casos suspeitos da doença que atendem a definição disponível no portal do Ministério da Saúde.