TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
CONCURSOS

Uncisal: denúncia contra resultado do vestibular é apresentada ao MP/AL

Não é a primeira vez que erros são denunciados em relação ao vestibular.

Por Redação T5 Publicado em
Download 200108 151630
Foto: Google Imagens Foto: Google Imagens

Desde a divulgação do espelho dos gabaritos do vestibular 2019 da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), nessa terça-feira (7), não faltam críticas e indignação por parte dos vestibulandos.

A prova teve questões anuladas, e acredita-se que houve uma falha na correção após a eliminação delas do exame. Representantes apresentaram denúncia ao Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), na manhã desta quarta-feira (8).

As questões anuladas foram de acordo com o idioma escolhido para a seleção. Quem optou pela língua inglesa teve 11 questões anuladas quem escolheu língua espanhola, tiveram 12 anulações.

O outro problema e que é considerado o mais grave foi a disparidade de notas, ou seja, ao analisar o espelho do gabarito, verificou-se que alguns candidatos, mesmo acertando um número de questões muito maior do que outros, ficaram com notas finais bem menores.

O professor Walder Nunes, que tem um curso preparatório para vestibulares em Maceió, acompanha o imbróglio envolvendo as provas da Uncisal há um bom tempo. "A Uncisal já tem um histórico enorme de problemas. Em 2009, o vestibular foi totalmente anulado por erro de questões. Em 2017, ela lançou um resultado errado. Nos últimos anos, apenas em 2018 não teve problema. Ontem nós estivemos reunidos com os alunos, no cursinho, para analisar tudo e preparar a denúncia. Hoje me encontrarei com a promotora para protocolar", conta.

Para ele, a recorrência de polêmicas aponta o que defende ser um preconceito das fundações que cuidam da realização do exame. "Falta escolher uma fundação que tenha respeito por Alagoas. O pessoal trata o Nordeste com descaso, e essas empresas são do Sul e do Sudeste. Quando foi a Copeve [Comissão Permanente do Vestibular], da Ufal [Universidade Federal de Alagoas], que preparou as provas, nos anos de 2011 a 2016, elas foram muito bem elaboradas e não teve problema nenhum", destacou Walder.

O vestibular 2020 da Uncisal foi aplicado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), ofertando 310 vagas, distribuídas em sete cursos superiores de bachalerado e de tecnologia. Por meio de nota, a universidade informou que mantém contato com o Cebraspe e já encaminhou as demandas que chegaram para que fossem esclarecidos os questionamentos.

Leia a nota da Uncisal, na íntegra:

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) esclarece que todo o processo seletivo do Vestibular 2019 é realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), uma das instituições de maior credibilidade na realização de diversos concursos, avaliações e acesso à universidade  em todo o país. A Comissão do Processo Seletivo da Uncisal (COPRES) informa que vem mantendo contato com o Cebraspe e já encaminhou as demandas que chegaram para que fossem esclarecidos os questionamentos. 

As notas máximas e mínimas em cada uma das provas utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Neste modelo de resultado, não há obrigatoriedade de uma prova ter uma nota mais baixa e outra mais alta fixas. Elas variam de acordo com o comportamento dos candidatos. Para que isso ocorra, todos os itens são calibrados em testes para ver se são considerados fáceis, médios ou difíceis e a consistência do desempenho do candidato (tentando evitar os "chutes"). Por isso, as notas são diferentes mesmo quando dois candidatos acertam o mesmo número de questões. 

A COPRES/ Uncisal informa, ainda, que o Cebraspe está cumprindo todos os procedimentos sobre divulgação de resultados informados no edital. Inclusive o gabarito oficial e notas da redação foram divulgados no último dia 6 de janeiro, data prevista no edital. O resultado final do vestibular da Uncisal está previsto para o dia 28 de janeiro.



Relacionadas