UPA do Tabuleiro é inaugurada neste sábado (14)
A Unidade de Pronto Atendimento foi construída com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da pobreza (Fecoep), com investimentos de R$ 5 milhões.
Maceió ganha mais um equipamento de saúde que irá atender a população do Tabuleiro do Martins, bairro localizado na parte alta da capital, quem te uma população estimada em 64.755 habitantes. A UPA Tabuleiro Galba Novaes de Castro será inaugurada neste sábado (14), às 10h.
A unidade será entregue às 10h e é mais um reforço na assistência à saúde dos moradores do bairro e adjacências, como Santa Lúcia, Clima Bom, Santos Dumont, Cidade Universitária, Fernão Velho, Village Campestre, Santa Amélia e Forene, além dos municípios próximos, como Rio Largo, Santa Luzia, Pilar e Satuba.
A previsão é de que na Unidade de Pronto Atendimento sejam atendidos 350 usuários do sistema de saúde por dia, num total de 10.500 mensalmente.
A UPA construída na parte alta de Maceió é do tipo III com funcionamento de 24 horas, assegurando os primeiros atendimentos aos usuários. A Unidade de Pronto Atendimento possui 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência e tem ainda, especialidades como pediatria, clínica geral, ortopedia e odontologia, que funcionarão nos seis consultórios.
Os investimentos em saúde pública são extensivos em todo o Estado. Em outubro, a Sesau entregou o Hospital da Mulher Nise da Silveira, em Maceió. Em novembro, o governo colocou em funcionamento a UPA do Jacintinho. Outras obras, a exemplo do Hospital Metropolitano, na capital; Regional do Norte, em Porto Calvo; Regional da Zona da Mata, em União dos Palmares; e Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia, estão em andamento.