Violência em Alagoas caí pelo 17º mês consecutivo
Conforme dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal Alagoas teve, no mês passado, 94 Crimes Violentos Letais e Intencionais, uma diminuição de 16,8% comparada ao mesmo mês de 2018, que registrou 113 homicídios.
O governo de Alagoas afirmou, nesta sexta-feira (13), que as metas estabelecidas para este ano na Segurança Pública foram alcançadas e que 2019 foi “muito simbólico e significativo” do ponto de vista da redução da violência no estado. A declaração foi dada durante entrevista coletiva, após a apresentação do balanço dos índices criminais referentes a novembro, o 17º mês consecutivo de queda.
A apresentação dos números aconteceu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e reuniu toda a Cúpula da Segurança Pública de Alagoas. O governador destacou durante entrevista coletiva a integração com os poderes Legislativo e Judiciário, bem como o Ministério Público, que decisivamente colaboraram com a redução dos índices criminais.
“Comparando com o ápice da violência em Alagoas, lá atrás, de 2011 a 2014, a gente tem uma redução muito alta que é, sem dúvidas, a maior redução de violência no Brasil, entre todos os Estados. Isso é muito simbólico para nós e é o sinal que precisamos seguir trabalhando para entregar, cada vez, um estado mais seguro para o cidadão”, afirmou.
Números
Novembro alcançou a marca de 17 meses seguidos de redução de violência em Alagoas, o que mostra um avanço no enfrentamento aos crimes contra a vida. Conforme dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Alagoas teve, no mês passado, 94 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), uma diminuição de 16,8% comparada ao mesmo mês de 2018, que registrou 113 homicídios.
Roubos a banco
As ocorrências de roubo a instituição financeira apresentaram uma redução de mais de 80% no acumulado de janeiro a novembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com as estatísticas do Neac, Alagoas registrou em 2019 apenas quatro ações criminosas. Já 2018 acumulou 22 ocorrências, o que aponta para uma redução de 81,8%. Vale destacar que em Maceió esse crime não é registrado há 17 meses.
Roubo de veículo
Outro tipo de crime que segue em queda é o roubo de veículos de passeio. Segundo as estatísticas, foram registradas 440 ações criminosas entre janeiro e novembro deste ano em todo o estado, enquanto no mesmo período do ano anterior foram 711. A análise dos números permite constatar que houve queda de 38,1%.
Analisando o acumulado de janeiro a novembro, é possível notar uma redução maior. Em 2018, foram registrados 1.404 homicídios contra 1.084 durante esses 11 meses de 2019, cravando uma diminuição de 22,8%.
Maceió
Em Maceió, também houve queda de homicídios pelo 14º mês consecutivo. O mês de novembro registrou 28 mortes; já no mesmo período de 2018 houve um total de 37, o que representa uma queda de 24,3%.
Em números absolutos, entre janeiro e novembro deste ano foram contabilizados 314 crimes violentos na capital. Em 2018, o mesmo período registrou 488 mortes, reduzindo, assim, em 35,7% os homicídios.
Concurso
Ainda durante a apresentação dos números, foi informado que vai convocar, em janeiro de 2020, para o curso de formação, os concursados da PM de 2006, que obtiveram decisão judicial favorável em última instância, no Supremo Tribunal Federal (STF), como também os aprovados no certame de 2018.