Secretaria Municipal de Saúde promove Oficina de Capacitação em Prevenção de Acidentes na Infância
A oficina é realizada em parceria com a Fundação Cordial
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o objetivo de estimular nas equipes de saúde novas ações na área de prevenção de acidentes na infância, promove, por meio do Núcleo de Prevenção à Deficiência da Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD), mais uma Oficina de Capacitação em Prevenção de Acidentes na Infância.
Dividida em dois momentos – um teórico e outro de prática de primeiros socorros na infância, a atividade acontece na próxima segunda-feira (02), das 13h30h às 17h, no auditório da SMS, localizada na Rua Dias Cabral, 569 - Centro.
Fazendo uso de manequins, a oficina é realizada em parceria com a Fundação Cordial, que administra o Hospital do Coraçãozinho, cuja técnica de primeiros socorros empregada foi desenvolvida pelo médico pediatra Cláudio Soriano, presidente da Fundação.
A oficina é destinada aos profissionais de saúde das unidades da atenção primária do VII Distrito Sanitário do município (região do Tabuleiro) e do Centro Especializado em Reabilitação (CER) III do PAM Salgadinho, atendendo assim à promoção da educação continuada dos profissionais de saúde para o fortalecimento do SUS e da prestação de serviço aos usuários. As inscrições estão abertas até o dia do evento e podem ser feitas através do link do Sistema Integrado de Educação Continuada em Saúde – SIECS (https://eventos.sms.maceio.al.gov.br/), no site da SMS. Haverá emissão de certificado.
Rosivânia Nascimento, fisioterapeuta e técnica responsável pela ação do Núcleo diz que a iniciativaatende ainda às diretrizes do Plano Nacional de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência. "Pois a partir do plano de ações que será elaborado pela equipe durante a oficina, as equipes poderão compartilhar com seus usuários – por meio de ações educativas, oficinas e intervenções específicas – um conhecimento que favoreça atitudes de prevenção de acidentes na infância, reduzindo ou mesmo eliminando possíveis deficiências e mortes de crianças”, ressalta.
Prevenção de Deficiências – Segundo a Organização Mundial da Saúde, 70% das deficiências são preveníveis. A prevenção de deficiências é uma das cinco diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da Pessoa com Deficiência. Na GAPD, essa diretriz está dividida em três eixos: Prevenção de Deficiência na Primeira Infância, Prevenção de Deficiências Relacionadas ao Trabalho e Prevenção de Deficiências por Acidentes e Violência.