Vladimir de Carvalho, Cajazeiras e o espírito da cultura
Josival Pereira traz a história de jovens que fundaram um cinema na época da ditadura militar no Sertão da Paraíba
Cajazeiras fez com Vladimir de Carvalho o que deveria ser regra para o reconhecimento de grandes talentos ou seres humanos excepcionais: a homenagem em vida. Na década de 1970, um bando de jovens ousados e sonhadores fundou o Cine Clube Vladimir de Carvalho, então presidido pelo jornalista Nonato Guedes, com o objetivo de discutir cinema e ser mais trincheira de combate à ditadura militar.
Certa noite, estava na Toca, barzinho na Tenente Sabino montado pelo ator Sávio Rolim e família, numa tentativa de volta às origens, quando apareceu alguém da Fafic (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras) informando que haviam dois homens procurando por pessoas do Cine Clube de Vladimir de Carvalho. Fui lá e, para surpresa, era o próprio, acompanhado pelo irmão Walter Carvalho, fotógrafo e posteriormente diretor de cinema.
Vladimir queria conhecer as pessoas que faziam o cine clube com seu nome, mas também fazer tomadas para o documentário O Homem de Areia, que à época tinha o nome provisório de Sem me rir, sem chorar.
Naquela noite, Vladimir quis voltar ao Barraco do Teteu, barzinho de madeira sem porta, que não fechava nunca, para onde os boêmios e beberrões de cidade acorriam durante a madrugada para saborear o famoso caldo de
mocotó de Joaquim, e cenário usado por ele para filmagens de cenas com violeiros cantando para o País de São Saruê, que estava sob censura e impedido de exibição.
No dia seguinte, Vladimir e Walter captaram imagens de árvores secas, pássaros, agricultores arando a terra e um homem montado a cavalo, vestido de azul, passando distante, representando Zé Américo (O homem de Areia), indo para a cidade Sousa tomar posse no cargo de Promotor de Justiça.
Depois, Vladimir de Carvalho voltou a Cajazeiras, em 2000, a convite do deputado Edme Tavares, para realizar documentário e ministrar seminário por ocasião das comemorações do bicentenário do padre Rolim (Inácio de Souza Rolim), que deu forma e asas à cidade, fundando uma escola na primeira metade do século XIX.
Sempre solícito, consciente do fantástico potencial do interior do Nordeste e especificamente do Sertão da Paraíba, cenário e ambiente cultural de muitos de seus documentários, Vladimir Carvalho propagava, sorrindo, a extraordinária grandeza da humildade.
As entrevistas vieram depois, em João Pessoa, mas nada se compara com aquelas cenas em torno do cine clube e das passagens de Vladimir de Carvalho e outros expoentes da cultura por Cajazeiras, certamente, o que ajudou a dar combustível ao movimento cultural lá do Sertão, que projetou e ainda projeta grandes talentos cajazeirenses para brilho no teatro, cinema nacional e na televisão (Eliezer Rolim, Marcélia Cartaxo, Soia, Nanego, Buda e Bertrand Lira, Tardelli Lima, Suzy Lopes, entre muitos outros nomes), sem deixar de mencionar o nome do professor Lúcio Vilar, que foi presidente do Cine Clube Vladimir de Carvalho e que sustenta anualmente a realização do Fest Aruanda (festival de cinema da Paraíba).
Essa ligação de Cajazeiras com Vladimir de Carvalho e vice-versa não se deu por acaso. Era movida pela força da história e do espírito da cultura. Não se encerrará.
P.S: Vale lembrar que o Cine Clube Vladimir de Carvalho também atraiu para Cajazeiras, para ministração de curso sobre cinema, o grande crítico e professor Jean-Claude Bernardet.