Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Domingo,
13 de Abril

Josival Pereira

josival pereira

Avança tese da candidatura própria, mas PT se mantém indefinido

Por Josival Pereira Publicado em
Cida Ramos e Luciano Cartaxo
Avança tese da candidatura própria, mas PT se mantém indefinido (Foto: Reprodução)
ouça este conteúdo

A reunião do PT nesta quinta-feira (16) não foi de instância decisiva como se fez divulgar. Ou seja, não foi uma reunião da Comissão Executiva Nacional, mas do GTE (Grupo de Tática Eleitoral), que tem a missão de fazer levantamentos de situações nos mais diversos municípios do país e propor soluções a serem tomadas à direção nacional.

Os parlamentares e dirigentes paraibanos se reuniram com o senador Humberto Costa, presidente do GTE, e dois outros integrantes do grupo - Henrique Fontana, que esteve na Paraíba na semana passada, e Romênio Pereira.

Houve uma rodada de consultas e a solução tática encaminhada para João Pessoa foi a de apresentação de uma candidatura própria do partido.

Dois grupos da Paraíba - os liderados pelos deputados Cida Ramos e a Luciano Cartaxo - fizeram a defesa da candidatura própria, com respaldo do presidente do diretório de João Pessoa, Marcos Túlio, e do deputado Luís Couto. O presidente estadual, Jackson Macedo, manteve a defesa da aliança com o prefeito Cícero Lucena.

Eram posições que o GTE queria ouvir. Os três integrantes que participaram do encontro também defendem, taticamente, que o PT tenha um candidato da legenda em João Pessoa. Avaliam que, pelo tamanho e importância do colégio eleitoral, o partido não pode ficar ausente da disputa.

Assim, na segunda-feira que vem, na reunião da Executiva Nacional, o GTE, vai encaminhar a solução da candidatura própria. Não é decisão, é sugestão, embasada pelas posições ostentadas na reunião desta quinta-feira com dirigentes e lideranças paraibanas. A Executiva é que decidirá, dará a palavra final.

A principal divergência da reunião desta quinta-feira também será levada e submetida à Executiva Nacional caso a definição adotada seja pelo lançamento de um candidato partidário. Como escolher o nome?

O deputado Luciano Cartaxo defende o critério da realização de uma pesquisa eleitoral para escolha do nome mais bem posicionado nas intenções gerais de voto. O GTE concorda e apoia a ideia. A deputado Cida Ramos e seu grupo defendem a realizada da realização de prévia interna pá escolha do candidato, critério previsto nas resoluções nacionais. Alegam que é a única forma de a militância se fazer representar na decisão.

A Executiva nacional deverá decidir, então, na segunda-feira, se o PT terá candidato próprio em João Pessoa ou se fará aliança com outro partido. Se a decisão for por candidatura própria, decidirá se a escolha do nome se dará por meio de pesquisa ou em prévia interna.

Esticaram o fim da novela mais um pouco.


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.

noscript