PT decide realizar prévia diz 7 de abril para escolher candidato a prefeito em João Pessoa
O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em João Pessoa definiu, em reunião na noite desta terça-feira, um calendário para realização de prévia interna para escolha de candidato a prefeito.
A resolução aprovada marca para o dia 7 de abril a data da prévia. Se nenhum dos candidatos conseguir mais de 50% dos votos dos filiados, haverá um segundo turno no dia 14 de abril. O prazo para inscrições de chapas deverá ocorrer entre 8 e 18 de março.
A reunião do Diretório Municipal foi realizada com o comparecimento de 55% dos seus membros, que aprovaram a resolução. Houve ausência de 45% dos diretorianos, integrantes de correntes políticas lideradas pelos deputados Luciano Cartaxo e Luís Couto, entre outros.
A convocação do Diretório Municipal para deliberar sobre o calendário da prévia ocorreu por força de petição assinada por 17 integrantes da instância dirigente (1/3), após reunião da Executiva Municipal não ter sido em realizada em razão da falta de quórum. Aliados dos deputados Luciano Cartaxo e Luís Couto teriam evitado a reunião para impedir a aprovação do calendário da prévia interna.
Dentro do PT, um grupo, do qual fazem parte o presidente estadual da legenda, Jackson Macedo; o presidente do diretório municipal, Marcos Túlio, e a deputada Cida Ramos, que deseja ser indicada a prefeita, defende a realização da prévia interna para a escolha do candidato; outro grupo, do qual fazem parte o deputado federal Luís Couto e o deputado estadual Luciano Cartaxo, que também deseja ser candidato a prefeito, se posiciona contra a realização da prévia, instrumento previsto em resolução nacional.
A divergência pontual (sobre a realização da prévia) teria ocorrido depois que oito correntes partidárias manifestaram apoio à candidatura da deputada Cida Ramos. O deputado Luciano Cartaxo defende que o critério de escolha seja o da viabilidade eleitoral, medido por pesquisas de intenção de voto.
Executiva Nacionql
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, convocou uma reunião virtual com os mais diretamente interessados no assunto para esta quinta-feira. Devem participar Jackson Macedo,
presidente do Diretório estadual; Marcos Túlio, presidente do Diretório Municipal, os pré-candidatos Cida Ramos e Luciano Cartaxo, além do deputado federal Luís Couto.
Pelo que se informa, Gleisi Hoffman vai tentar conseguir um acordo para evitar a disputa. Dificilmente conseguirá.
Pela resolução nacional, a palavra final sobre candidatura nas capitais e cidades com mais de 200 mil habitantes é da Executiva Nacional. Não se sabe se, em não havendo acordo, a direção nacional vai permitir a realização da prévia para, somente depois, decidir se o partido terá candidato próprio em João Pessoa e quem é, ou se suspende a prévia para tomar uma decisão.