Significado, efeitos e impactos da antecipação da pré-candidatura de Nilvan
Josival Pereira analisa a divulgação da pré-candidatura do comunicador Nilvan Ferreira a prefeito de João Pessoa
Qual o significado, efeitos e impactos da confirmação, nesta segunda-feira (6/11), da pré-candidatura do comunicador Nilvan Ferreira a prefeito de João Pessoa pelo grupo bolsonarista formado ainda pelos deputados Cabo Gilberto (federal) e Walber Virgulino (estadual)?
Em primeiro plano, a formalização da pré-candidatura praticamente elimina a perspectiva da reunificação do PL na Paraíba, o que seria uma das tarefas do pré-candidato oficial do partido, o ex-ministro Marcelo Queiroga. Pelo que se sabe, ele ainda tentou atrair os deputados Cabo Gilberto e Walber Virgulino, numa tentativa de isolar Nilvan, mas não obteve êxito. Assim, o racha no PL está mais do que consolidado.
A decisão também causa fragmentação no bolsonarismo local, embora o grupo que está sendo chamado de triunvirato faça questão de se reafirmar como fiel seguidor do ex-presidente Bolsonaro e atribua ao deputado Wellington Roberto, presidente estadual do PL, os problemas na legenda no Estado. Não há como não avaliar que a fragmentação em grupos diversos pode agir para enfraquecer o bolsonarismo.
O mesmo tende a ocorrer com as forças que se intitulam de direita conversadora, buscando fugir do rótulo de direita radical. Os discursos serão diferentes, portanto, a tendência é a de que haja confronto dentro do espectro da direita, gerando polêmicas e, inevitavelmente, agindo para seu esmaecimento.
No campo da disputa eleitoral, a presença de duas candidaturas da direita conservadora bolsonarista pode prejudicar ambas, reduzindo perspectivas de segundo turno. Disputando na mesma faixa, uma tira votos da outra.
Contudo, a estratégia do grupo, antecipando a pré-candidatura de Nilvan Ferreira, é interessante e bem planejada.
Busca consolidar o eleitorado de Nilvan (ou grande parte dele), que foi para o segundo nas eleições municipais em 2020 e o mais votado na Capital nas eleições governamentais de 2022, mantendo o contato com as periferias da cidade. Antecipa-se ao ex-ministro Marcelo Queiroga na pregação de que ele seria o candidato bolsonarista e da direita conservadora e tenta fechar portas para a penetração do deputado Ruy Carneiro em redutos da direita nas camadas mais pobres da população. São fatores que podem garantir uma vaga no segundo turno para Nilvan.
Como os efeitos são múltiplos e para todos os lados, no cômputo mais geral, porém, a consolidação da divisão da direita bolsonarista pode ajudar ao prefeito Cícero Lucena a ter uma disputa menos polarizada e assegurar, com antecedência, um lugar mais tranquilo no segundo das eleições do próximo ano.
Leia aqui outros textos de Josival Pereira para o Portal T5