Campina Grande já se consolida como importante hub de aviação regional
O aeroporto de Campina Grande já é o 7° mais movimentado no circuito da aviação regional
A cidade de Campina Grande vai mesmo se consolidar como hub da aviação regional. Os números já estão indicando essa realidade. O aeroporto de Campina Grande já é o 7° mais movimentado no circuito da aviação regional. Era o 9° em setembro do ano passado.
Subir duas posições no ranking não é pouco. Representa um crescimento de 171%, o maior entre todos centros regionais de conexão. O movimento triplicou, com 9.755 passageiros (abaixo a tabela dos principais centros de aviação regional e a movimentação).
Essa posição de destaque de Campina Grande tem sido registrada na imprensa especializada e ganhou reportagem recente no jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza, com o título “O que está por trás do sucesso da ampliação da Azul em Campina Grande?”.
Algumas respostas são que, atualmente, Campina Grande é o ponto do interior mais conectado ao Nordeste, com voos para Salvador, Recife e Fortaleza. É o único centro regional de aviação, fora da Bahia, que possui ligação direta com o Rio de Janeiro.
A ocupação média no aeroporto de Campina Grande tem sido superior a 80%, mesmo nível de qualquer grande centro.
A reportagem aponta como uma das razões da transformação de Campina Grande ao “olhar fora da caixa da Azul”. De fato, a empresa tem investido fortemente na aviação regional, com aviões de diversos portes, criando centros na Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba.
No caso de Campina Grande, a Azul ganhou a parceria do governador João Azevedo. O governo do Estado entrou com benefícios fiscais para o combustível e governador entrou também com a força política para conseguir a ampliação do aeroporto através do Ministério de Portos e Aeroportos.
Outro fator que contribuiu com a consolidação do hub regional de aviação em Campina Grande é a movimentação dos nordestinos nos céus.
Foram mais de 27 milhões de passageiros de avião no último ano. Esses números correspondem a mais de 90% da movimentação no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Para a Paraíba, é muito bom o que está acontecendo.
A torcida agora é que também se consolide a movimentação nos aeroportos de Patos e Cajazeiras.
Leia também: