Desafio do 2° governo João é acelerar ações
O segundo governo João Azevedo tem a obrigação de concluir os projetos de abastecimentos iniciados e anunciados para o Curimataú, Cariri e Brejo
Quais os principais desafios ou compromissos do governador João Azevedo para seu segundo mandato, que está começando agora?
Uma relação de promessas assumidas pelo governador, divulgadas nessa segunda-feira feira num portal de notícias do Estado (G1 Paraíba), mostra que o candidato João Azevedo foi muito econômico na campanha. Das 24 promessas elencadas, apenas 5 demandam mais recursos e esforços: Hospital de Clínicas e Maternidade de Campina Grande, Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão, ampliação do saneamento no Estado, instalação de centrais de comercialização do agronegócio e construção da Vila Parahyba em Guarabira. O resto se trata de expansão ou ampliação de programas do governo, concursos ou implantação de planos de cargos e salários. Quase tudo dá para realizar com certa facilidade.
Mas os desafios do governador João Azevedo, com certeza, não são esses dessa relação de promessas.
O segundo governo João Azevedo tem a obrigação de concluir os projetos de abastecimentos iniciados e anunciados para o Curimataú, Cariri e Brejo. Esse do Curimataú está bem atrasadinho.
Em entrevistas agora, por ocasião da posse, o próprio governador relacionou importantes projetos de mobilidade anunciados para a área da grande João Pessoa, que se fazem exigência: vias de ligação do Distrito Industrial com Bayeux e Santa Rita, via de ligação da UFPB com o Altiplano, viaduto da Ceasa, ponte das Três Ruas para a UFPB, viaduto sobre BR-101 e um sistema de transporte ainda não detalhado.
Em ralação à região metropolitana da Capital, não deixa de ser um desafio do segundo mandato de João Azevedo a concretização do projeto turístico Cabo Branco, que não suporta mais promessa.
Pouco tem se mencionado, mas o governo do Estado tem obras pendentes que são desafios em Campina Grande, como o Centro de Convenções e o Arco Metropolitano.
No guia eleitoral, o então candidato Lula anunciou que o governador João Azevedo o havia feito três pedidos: o terceiro eixo da Transposição do São Francisco (Piancó), a duplicação da BR-230 e a ampliação do programa Tá na Mesa. São promessas de Lula, mas são compromissos de João.
Nesse quesito de rodovias, o governador da Paraíba precisa usar sua autoridade e prestígio em Brasília para fazer concluir a triplicação do trecho da BR-230 de Cabedelo a Santa Rita.
O segundo governo João Azevedo tem ainda o compromisso de fazer a Paraíba continuar sendo território de grandes projetos de energias renováveis, como os que já existem ou estão em implantação em Santa Luzia e Coremas; grandes centros de distribuição e sede de um polo de fabricação de móveis, como anunciado em 2022.
E não dá para esquecer que se faz necessário a conclusão das mais de 200 creches conveniadas com os municípios, a expansão do ensino integral, a conclusão da dragagem do Porto de Cabedelo com uma redefinição do seu papel e a instalação do centro de tecnologia de João Pessoa (Horizonte da Tecnologia), que bem poderia ganhar versões em outras regiões do Estado.
Como se nota, boa parte dos grandes desafios do segundo governo João Azevedo é de obras que já foram iniciadas e anunciadas e que cobram conclusão ou solução. O que o governo precisa é de aceleração de suas ações.