Ranking do turismo: há uma notícia boa e outra bem preocupante para João Pessoa
O Brasil City Brand Ranking traz uma notícia boa para João Pessoa e outra muito preocupante.
A Bloom Consulting, uma empresa com sede em Madrid, na Espanha, e com escritórios em Lisboa, Londres e São Paulo, especialista em índice de desenvolvimento de viagens e turismo, acaba de divulgar o Brasil City Brand Ranking, que traz uma análise da performance dos 100 municípios brasileiros mais populosos nos quesitos visitar, viver e investir.
O estudo, que frequenta escritórios de empresas, organizações e instituições públicas de todo o mundo interessadas em desenvolver estratégias de desenvolvimento e investimentos, mapeia potenciais e fraquezas de países e cidades, usando diversas ferramentas através da Digital Demand, o que permite captar a marca construída por cada unidade.
O Brasil City Brand Ranking traz uma notícia boa para João Pessoa e outra muito preocupante.
A notícia a se ressaltar é que a Capital paraibana é a 16ª cidade no ranking das melhores 100 melhores cidades brasileiras para se investir, visitar e viver. Isso não é pouco. Estamos ali próximos de grandes cidades como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Florianópolis, entre outras, que são muito bem-posicionadas no ranking de investimentos e visitação.
O dado preocupante é que João Pessoa aparece atrás de Maceió e Natal no ranking das 100 melhores cidades brasileiras para se investir, visitar e viver. É apenas a 6ª colocada entre as nove Capitais do Nordeste, uma posição que o Estado também vai ocupando entre diversos indicadores de desenvolvimento. Pela ordem, o ranking do Nordeste é Salvador, Fortaleza, Recife, Maceió, Natal, João Pessoa, São Luís, Aracaju e Teresina.
As lideranças públicas e empresariais paraibanas, sobretudo as mais envolvidas em projetos de desenvolvimento de viagens e turismo, um setor que reúne todas as condições para alavancar o desenvolvimento da cidade e do Estado, precisam se debruçar sobre esse e outros ranking.
Como o estudo da Bloom Consulting é baseado em Digital Demand, o resultado sugere que a imagem (marca) que as cidades de Maceió e Natal estão construindo no mundo é melhor do que a de João Pessoa, mas, certamente, também tem muito a ver com a estrutura turística da cidade.
João Pessoa e a Paraíba precisam acordar.
Em tempo
A cidade de Campina Grande aparece no ranking das 100 melhores cidades brasileiras para se viver, investir e visitar, na 83ª posição. No Nordeste é a 17ª, atrás de Caruaru (10ª), Feira de Santana (11ª), Vitória da Conquista (12ª), Paulista (13ª), Olinda (14ª), Camaçari (15ª) e Petrolina (16ª). Por Cristiano Sacramento
Leia mais: