TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Josival Pereira

Coluna - Josival Pereira

Apenas 10% apoiam atos em Brasília; maioria revela tristeza e medo

Por Josival Pereira Publicado em
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro invadiram e destruíram partes do Congresso, STF e Palácio do Planalto.
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro invadiram e destruíram partes do Congresso, STF e Palácio do Planalto. (Foto: Agência Brasil)

O caos produzido em Brasília neste domingo por grupos bolsonaristas radicais, invadindo e depredando o Congresso, o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo, numa clara tentativa de golpe e de desrespeito ao resultado das eleições para presidente, traz também uma informação positiva: o repúdio de 90% da população brasileira.

Esse foi o sentimento captado por levantamento realizado pela Quaest Consultoria em coleta aleatória de 2,2 milhões de postagens na internet, entre 14h e 18h, sobre à invasão à Praça dos Três Poderes. Ou seja: pesquisa realizada no momento em que os atos estavam ocorrendo.

Apenas 10% das postagens foram de aprovação à invasão e ao vandalismo praticado na sede dos três poderes da República na Capital Federal.

O estudo da Quaest registrou também a percepção de sentimentos dos brasileiros associados às 2,2 milhões de postagens nas redes sociais:

- Tristeza: 46%

- Medo: 25%

- Desgosto: 18%

- Alegria: 8%

- Raiva: 3%.

Os fatos são horríveis, mas a democracia brasileira pode ter saído ganhando.

Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.