Vaga no 2° turno: que armas têm Pedro, Veneziano e Nilvan?
Os três candidatos a governador na Paraíba que aparecem empatados tecnicamente nas pesquisas disputando a segunda vaga para o segundo turno parecem ter definido suas táticas para a reta final da campanha. Quais as armas de cada um?
As mudanças no rumo das campanhas de Pedro Cunha Lima (PSDB), Nilvan Ferreira (PL) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB) são sutis ou pouco perceptíveis aos olhos dos eleitores, mas bastante significativas.
As alterações mais acentuadas estão ocorrendo nas campanhas de Veneziano e Pedro Cunha Lima.
O candidato da aliança MDB/PT decidiu focar sua campanha na Capital, intensificando eventos com o ex-prefeito Luciano Cartaxo e o ex-governador Ricardo Coutinho, que luta para ser candidato a senador. Os estrategistas de Veneziano acreditam que se ele crescer em João Pessoa garantirá seu passaporte para o segundo turno.
Um detalhe da campanha de Veneziano são os eventos de rua, com o objetivo de dar volume e produzir boas imagens para a propaganda eleitoral na televisão e nas mídias sociais.
Por sua vez, o candidato Pedro Cunha Lima está tentando ampliar o raio de seu discurso, focando especialmente no público conservador-cristão, em tese mais propenso a vota no presidente Jair Bolsonaro. Chegou a gravar um vídeo direcionado diretamente a esse segmento do eleitorado.
A ideia dos estrategistas da campanha de Pedro é a de ocupar espaços nesse público mais à direita que o candidato do PL, Nilvan Ferreira, não estaria conseguindo conquistar. A intenção não seria “roubar” votos de Nilvan, mas é o que pode acabar acontecendo na reta final da campanha.
Por seu lado, a aposta de Nilvan Ferreira para a reta final da campanha está no presidente Jair Bolsonaro. O plano é massificar a propaganda com mensagens de Bolsonaro nos próximos dias para deixar mais claro ao eleitor conservador quem é o candidato de Bolsonaro na Paraíba.
Os três candidatos, com seus estrategistas, acreditam que os detalhes vão fazer a diferença, apesar do pouco tempo que resta de campanha.
De qualquer forma, com mudanças sutis ou não, a disputa entre Pedro, Nilvan e Veneziano pela segunda vaga para o segundo turno ainda deverá se transformar numa batalha extremamente acirrada nas duas próximas semanas.