Eleitores da PB serão bombardeados com três pesquisas na véspera da eleição
O eleitor da Paraíba vai chegar às urnas neste domingo bombardeado com os resultados de pelo menos três pesquisas de intenção de voto.
No sistema de TSE (Tribunal Superior Eleitora) existem registros regulares de pesquisas dos institutos Paraná Pesquisas, Veritá e Ipec aptos para divulgação neste sábado (1/10), véspera das eleições.
O instituto Paraná Pesquisas foi contratado pelo Pros, partido que integra a coligação do candidato Pedro Cunha Lima (PSDB). O instituto Veritá informou à Justiça Eleitoral que ele próprio está bancando as despesas do levantamento eleitoral e o Ipec aparece como sendo contratado pela TV Cabo Branco.
Havia também a informação de que o instituto Seta, do Rio Grande do Norte, faria pesquisa para divulgação nesta sexta-feira, mas não consta esse registro no sistema do TSE.
As últimas pesquisas de intenção de voto no Estado têm apontado a liderança do governador João Azevedo (PSB) com outros três postulantes disputando a segunda vaga para o segundo turno. Pedro Cunha Lima (PSDB), Veneziano Vital do Rego (MDB) e Nilvan Ferreira (PL) se revezam na segunda colocação, dependendo do instituto de pesquisa. Por conta disso, essas últimas pesquisas estão sendo aguardadas com muita expectativa.
Além da disputa pela segunda vaga, aguarda-se com expectativa os resultados das pesquisas para senador depois do indeferimento da candidatura do candidato Ricardo Coutinho (PT).
Nos últimos dias, travou-se uma “guerra” de comunicação. Um lado informando que os votos dados a Ricardo não seriam computados e outro garantindo que o ex-governador se mantém candidato.
A informação correta é que a candidatura de Ricardo está indeferida pela Justiça Eleitoral, com recurso contra a decisão. Nesses casos, o nome e a foto do candidato aparecem nas urnas, mas seus votos não apurados e podem ser anulados caso o TSE confirme o indeferimento.