Dinho enfrenta tentativa do PDT de barrar candidatura à presidência da Câmara de João Pessoa
Vereador do PSD tem ampla maioria na Câmara e tenta ser presidente pela 3ª vez consecutiva.
Com o apoio declarado da ampla maioria dos vereadores eleitos, Dinho Dowsley (PSD) tem sua intenção de presidir mais uma vez a Câmara Municipal de João Pessoa questionada na Justiça. O juiz Silvio José da Silva concedeu, na noite desta segunda-feira (30), uma liminar que proíbe o atual presidente da Câmara de disputar a reeleição, por já ter ocupado dois biênios consecutivos na presidência da Casa.
A ação que resultou na liminar em primeira instância foi movida pelo diretório estadual do PDT, partido do também candidato à presidência da Câmara, João Almeida (PDT). O ex-secretário de Segurança de João Pessoa nega ter influenciado o partido a questionar a candidatura de Dinho.
Por outro lado, a equipe do vereador Dinho está confiante de que um recurso ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) derrubará a liminar ainda durante o plantão desta terça-feira (31). O principal argumento é que a jurisprudência formada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que impede o terceiro mandato de presidente não afeta o período da última eleição de Dinho para chefe do legislativo municipal.
Posse e eleição
Conflitos à parte, a nova legislatura começa nesta quarta-feira (1º). A posse dos vereadores está marcada para as 14h, na sede da Câmara Municipal de João Pessoa. Logo em seguida, os vereadores elegerão a mesa diretora.
Após essas etapas, os vereadores seguirão em comitiva até o Espaço Cultural. Na Praça do Povo, eles reconduzirão Cícero Lucena (Progressistas) e Léo Bezerra (PSB) aos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A solenidade está marcada para as 16h.