Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
º
Sexta-feira,
9 de Maio

Coluna - Daniel Lustosa

Presidente do PSOL na Paraiba deixa cargo, pede desfiliação e aponta 'perseguição'

Celso Batista teve pré-candidatura a prefeito de João Pessoa rifada pela executiva municipal neste ano. Partido apoiou Luciano Cartaxo (PT), que terminou em 4º lugar na disputa.

Por Publicado em
Celso batista psol joao pessoa
Celso Batista, ex-presidente do PSOL-PB (Foto: TV Tambaú)
ouça este conteúdo

O jornalista Celso Batista revelou, em contato com a coluna nesta quarta-feira (6), sua renúncia ao cargo de presidente estadual do PSOL na Paraíba, além de sua desfiliação do partido. A decisão ocorre no mesmo ano em que sua pré-candidatura à prefeitura de João Pessoa foi retirada pelo diretório municipal do PSOL.

Em uma carta, o agora ex-presidente do PSOL-PB menciona perseguições por parte dos diretórios municipal e nacional. "A maioria da Direção Municipal do PSOL-JP, ao aparentar defender um projeto de ordem pessoal de um militante que se considera dono do PSOL, retirou minha candidatura a prefeito com o apoio e intervenção da Direção Nacional", destacou.

Celso relata que continuou sendo alvo de perseguições mesmo após a retirada de sua candidatura. "No dia seguinte à convenção, começou a perseguição contra mim. A Direção Nacional, em uma decisão sumária e sem qualquer comunicação pessoal, bloqueou meu acesso ao Sistema de Gestão Partidária junto ao TRE", revelou.

Fora da disputa pela prefeitura, Celso ainda tentou lançar-se candidato a vereador, mas também não obteve sucesso. "A Direção Municipal me negou legenda para ser candidato a vereador, mesmo com a abertura de uma vaga na nominata devido à desistência de um companheiro", acrescentou.

Na carta, Celso conclui afirmando que deixará o PSOL. "Diante de tudo o que relatei, apresento minha renúncia ao cargo de presidente estadual do PSOL-PB e, ao mesmo tempo, peço minha desfiliação do PSOL", finalizou.

Primeiro turno em João Pessoa

A ruptura no PSOL começou após o PT decidir lançar candidatura própria em João Pessoa. Com ampla divergência e protesto de parte da militância, o PSOL apoiou a candidatura de Luciano Cartaxo (PT). A candidatura petista terminou em quarto lugar, com apenas 11% dos votos.


Relacionadas
Josival Pereira

JOSIVAL PEREIRA, natural de Cajazeiras (PB), é jornalista, advogado e editor-responsável por seu blog pessoal.

Em sua jornada profissional, com mais de 40 anos de experiência na comunicação, atuou em várias emissoras Paraibanas, como diretor, apresentador, radialista e comentarista político.

Para além da imprensa, é membro da Academia Cajazeirense de Letras e Artes (Acal), e foi também Secretário de Comunicação de João Pessoa (2016/2020), Chefe de Gabinete e Secretário de Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras (1993/1996).

Hoje, retorna à Rede Tambaú de Comunicação, com análises pontuais sobre o dia a dia da política nacional e paraibana.

noscript