TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Daniel Lustosa

Coluna - Daniel Lustosa

Lula manda recado que serve para disputa em João Pessoa

Declaração do presidente, de que evitará atrito com partidos aliados, sinaliza para atuação discreta na campanha da capital paraibana.

Por Daniel Lustosa Publicado em
Lula
Presidente Lula em entrevista à rádio Verdinha (reprodução YouTube)

Uma declaração recente do presidente Lula (PT), pouco explorada devido ao amplo debate sobre o aborto, merece uma atenção maior quando o assunto é a disputa eleitoral deste ano. Em entrevista na semana passada à rádio Verdinha, de Fortaleza (CE), Lula disse que só subirá em palanques nas eleições sem risco de 'revés no Congresso'.

"Embora eu pertença a um partido político, eu tenho uma base de apoio no Congresso que extrapola meu partido. Então eu tenho que levar em conta, nas cidades [em que] esses partidos que me apoiam estão disputando, quem são os adversários. Vou fazer campanha para os candidatos que eu acho que vão melhorar a vida do povo. Mas com muito cuidado, porque também não posso ser pego de surpresa e ter um revés no Congresso Nacional de descontentamento", afirmou o presidente.

Essa declaração merece bastante atenção dentro da confusão que virou o posicionamento do PT na capital paraibana. Apesar dos direcionamentos nacionais do Partidos dos Trabalhadores por candidatura própria, o atual prefeito da capital ainda alimenta a esperança de compor com o PT no primeiro turno, já tendo conquistado os outros dois partidos da federação (PV e PCdoB). Além disso, uma ala do PT também defende essa composição, entre eles o próprio presidente estadual da legenda, Jackson Macedo.

Com o risco de sair isolado para a disputa, a possível candidatura de Luciano Cartaxo (PT) também pode enfrentar um engajamento mais discreto de Lula, evitando atrito com aliados importantes na Paraíba e que dão sustentação tanto ao governo Lula, quanto ao projeto político de Cícero Lucena (Progressitas), em João Pessoa.

Aliás, o prefeito tem o seu filho, Mersinho Lucena (Progressistas), compondo a bancada federal em um momento em que cada voto no Congresso é disputado pelo governo. Nesse cenário e com a declaração feita pelo presidente, é possível que a participação de Lula na Paraíba seja menor do que a esperada por Luciano Cartaxo, que ainda briga para ser candidato.


Relacionadas
Daniel Lustosa

DANIEL LUSTOSA, estudou Comunicação Social na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e começou a atuar no Jornalismo em 2014.

Passou pelas rádios Band News FM e Tabajara e pelas TVs Master, Arapuan e Manaíra. Atualmente é apresentador da Jovem Pan João Pessoa e repórter de política da TV Tambaú.