Operação Carro-Pipa é suspensa outra vez e MPF cobra medidas
Mais uma vez o Governo Federal inviabilizou a manutenção da Operação Carro-Pipa, que leva água para mais de 1,5 milhão de famílias no Nordeste. A nova suspensão foi revelada ontem (13), depois do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informar que o recurso de R$ 21 milhões para manutenção do programa até o fim do mês não foi liberado pelo Ministério da Economia.
Também ontem, o Ministério Público Federal (MPF) realizou uma reunião para tratar o assunto. Ficou definido o envio de ofício ao MDR solicitando informações sobre a nova suspensão no prazo de 5 dias. O MPF solicita ainda informações sobre o orçamento previsto para a operação no ano de 2023.
A operação é uma parceria do MDR com o Exército. De acordo com o site oficial da operação, dos 461 municípios elegíveis 259 estão aguardando recurso, 56 estão temporariamente suspensos, 135 em execução e 10 em reconhecimento de decretos.
Reação da bancada federal
Logo após tomar conhecimento da nova suspensão, a senadora Daniella Ribeiro (PSD) discursou sobre o assunto no Senado. “A população tem sede, famílias estão sofrendo com a falta de água para matar a sede. Não podemos, de forma alguma, ser coniventes com tamanho descaso com a vida humana”, afirmou a senadora
O senador Veneziano Vital (MDB) também se manifestou sobre o assunto. "No apagar das luzes dessa atual gestão federal, o presidente Bolsonaro volta a prejudicar o povo nordestino com o corte desse importante serviço. Cobramos do governo o imediato restabelecimento desta ação", afirmou o senador.