Assembleia tem média de menos de uma sessão ordinária por semana
Com feriado da Proclamação da República, deputados não votam matérias nesta semana
O ano de 2022 vai chegando ao fim com uma marca nada satisfatória para a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Os deputados estaduais realizaram, até agora, apenas 41 sessões ordinárias. Com isso, a ALPB tem uma média de 0,8 sessão realizada por semana.
O feriado da Proclamação da República, comemorado nessa terça-feira (15), foi o suficiente para a casa abrir mão de votação de matérias nesta semana. Na semana de 13 a 19 de novembro, a agenda conta apenas com 4 sessões solenes destinadas para a entrega de medalha e títulos de cidadão paraibano.
A Comissão de Orçamento é a única que funciona nesta semana, com uma reunião virtual nesta quarta-feira (16). A ALPB ainda discute o orçamento de 2023 e deve concentrar a agenda nesta pauta na reta final do ano.
Em plena "ressaca eleitoral", os deputados estaduais da Paraíba seguem o ritmo adotado antes das eleições: poucas sessões e baixa presença efetiva. Mesmo adotando o formato híbrido, não foram poucas as oportunidades em que deputados tiveram que telefonar para colegas durante a sessão para conseguir atingir o número mínimo de parlamentares para as votações.